ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

Reduzimos a presença de sal, açúcar e gorduras na nossa oferta de Marca Própria e perecíveis.
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Reformulações

A prioridade das reformulações recai sobre produtos de grande consumo, que sejam percecionados como benéficos para a saúde ou estejam entre os mais consumidos por públicos infantis. Desta forma, estamos a contribuir para uma saúde pública de qualidade.

Temos reduzido os teores de sal, gordura, gordura saturada, açúcar, conservantes e outros ingredientes artificiais ou potencialmente geradores de alergias, adicionando, sempre que possível, maiores quantidades de fibra, fruta e micronutrientes.

O objetivo é prevenir e combater doenças relacionadas com a alimentação, entre as quais a obesidade, a diabetes, a osteoporose e as cardiovasculares.

Nota: A quantidade de toneladas removidas destes ingredientes é calculada através do seguinte método = quantidade dos ingredientes presentes na fórmula das referências abrangidas X número de unidades compradas ou vendidas no ano.

Desenvolvimento de produtos de Marca Própria e perecíveis

As linhas orientadoras do desenvolvimento de produtos de Marca Própria e perecíveis reforçam os princípios enunciados na nossa Política Nutricional:

  1. Restrições quanto à utilização de corantes, conservantes e outros aditivos sintéticos supérfluos
  2. Quantidades máximas admitidas de alguns ingredientes como o sal, açúcar e gordura
  3. Estratégias de reformulação nutricional
  4. Diversidade na oferta e desenvolvimento de produtos para pessoas de diferentes faixas etárias e com necessidades ou preferências nutricionais específicas
  5. Materiais de embalagem permitidos para contacto com géneros alimentares
  6. Rótulos que incluam informação clara e intuitiva aos clientes sobre saúde, nutrição, porções e promoção de estilos de vida saudáveis
  7. Planos de monitorização de produto (designadamente testes sensoriais), auditorias e controlos laboratoriais
Reformulações Nutricionais

Conheça em detalhe como reformulámos nutricionalmente os nossos produtos.

Polónia

Em 2023 foram reformulados 11 produtos de Marca Própria da Biedronka. Destaque para a redução de açúcar na maionese Madero em 12%, que representa um total de menos oito toneladas consumidas. Em relação ao sal, foram reformulados sete produtos, como as guiozas com carne, cuja redução de 25% representou um total de menos 10 toneladas de sal consumidas. Foram ainda enriquecidos dois cereais de pequeno-almoço com fibra (os flocos de chocolate e de mel Vitanella), num total de 47 toneladas de fibra adicionadas.

Pelo menos 90% de produtos de Marcas Próprias da Biedronka não tinham corantes artificiais nem intensificadores de sabor (98% e 97% do sortido, respetivamente). Os produtos de padaria e pastelaria, carne, peixe, fruta e vegetais incluindo os embalados e preparados, não continham corantes artificiais nem intensificadores de sabor.

Portugal

Em 2023, foram feitas 20 reformulações nutricionais aos produtos de Marca Própria do Pingo Doce e do Recheio. O Pingo Doce tornou-se o primeiro retalhista português a eliminar os corantes artificiais e os intensificadores de sabor de 100% dos seus produtos de Marca Própria.

Destaque para os cereais de pequeno-almoço recheados das marcas Pingo Doce e Amanhecer e as estrelinhas Masterchef, aos quais foram adicionadas cerca de seis toneladas de fibra. Também no iogurte de morango, bolacha e banana do Pingo Doce, e nas pipocas doces da mesma marca, os teores de açúcar foram reduzidos entre 12% e 27%, o que evitou o consumo de 36 toneladas. O sal foi revisto em cinco produtos (reduções entre 24% e 40%), com destaque para os cereais corn flakes, onde se evitou um consumo de mais de 2,3 toneladas de sal. Na gordura saturada, o destaque vai para a maionese light Amanhecer e para as mini panquecas Pingo Doce, com reduções de 29% e 77%, respetivamente.

Colômbia

Os produtos de Marca Própria da Ara estão menos sujeitos a reformulações uma vez que a experiência acumulada do Grupo no desenvolvimento de produtos, permite à Companhia incorporar orientações para com teores recomendados de sal, açúcar, gordura e gordura saturada desde a fase inicial de desenvolvimento.

Ainda assim, em 2023, a Ara reformulou as receitas de seis produtos de Marca Própria quanto aos teores de sal. Destaque para as reformulações feitas aos snacks da Tojitos (batatas fritas) e Camote (nachos), que evitaram um consumo de 1,8 toneladas de sal. Também às batatas fritas Tojito com sabor a limão e sabor a frango f foi retirado o intensificador de sabor glutamato monossódico.

Na Colômbia, 95% e 96% dos produtos de Marcas Próprias não tinham corantes artificiais nem intensificadores de sabor, respetivamente. Nos perecíveis especializados (padaria e pastelaria) da Ara, 96% não continha corantes artificiais e 100% não continha intensificadores de sabor.

Reformulações de produtos não-alimentares

Algumas substâncias têm sido removidas considerando a prevenção de potenciais impactes na saúde dos consumidores e/ou sobre os ecossistemas, tais como alergénios em produtos de bem-estar e cuidado pessoal.

Na gama de cosmética Be Beauty foram retirados os microplásticos das máscaras faciais de chá verde, sensitive e de algas, bem como dos removedores de verniz.

Verificação Independente

Os dados referentes à reformulação de produtos alimentares de Marca Própria e Perecíveis foram verificados por uma entidade externa e independente no âmbito do Relatório e Contas de 2023 do Grupo.